O primeiro lançamento completo aconteceu em dezembro de 2017, com lançamentos para Xbox Game Preview e Xbox One no final do mesmo mês. O lançamento completo ocorreu em 2018. No mesmo ano, uma versão PUBG free-to-play foi lançada para dispositivos móveis iOS e Android juntamente com uma porta PlayStation 4. Em 2020, uma versão mais potente foi lançada para acomodar o streaming de estádios.
Após seu lançamento completo, mais de 50 milhões de cópias do PUBG foram vendidas até junho de 2018. Hoje, existem mais de 400 milhões de jogadores registrados no PUBG. Muitas vezes atinge picos de mais de 3 milhões de jogadores simultâneos. A versão móvel registrou mais de um bilhão de downloads em março de 2021, arrecadando mais de US$ 6,2 bilhões.
A jogabilidade
No início do jogo, os jogadores são jogados em uma ilha com um mapa. Aqui, eles imediatamente partiram em busca de armas para se defender e atacar os rivais. Eles devem permanecer dentro do mapa em todos os pontos. À medida que o jogo avança, o tamanho da área segura continua diminuindo.
Um jogador deve se esforçar para estar em um local seguro o tempo todo para reduzir as chances de ataques fatais. Pensamento rápido e respostas são habilidades essenciais para vencer. Os revisores elogiaram a capacidade dos jogos de acomodar jogadores de baixo nível de habilidade e, ao mesmo tempo, permanecer um desafio para aqueles com habilidades avançadas.
o gênero battle royale deve muito de sua popularidade ao PUBG. Ele popularizou tanto o gênero que imediatamente após seu lançamento inicial, a Epic mudou-se para criar um modelo Battle Royale de seu jogo, Fortnite. Seu efeito também levou à criação de clones na China de forma não oficial. O sucesso do jogo foi reconhecido com várias indicações na categoria Jogo do Ano.
O jogo ganhou prêmios como o Mobile Game of the Year (PUBG Mobile) no 36th Joystick Awards, Esports Game of the Year no SXSW Gaming Awards 2018 2018, Best MultiPlayer Game no The Game Awards 2017, entre muitos outros. Alguns países como Gujarat (Índia), Iraque, Nepal, Jordânia e a província de Aceh, na Indonésia, sentiram que as pessoas estavam jogando demais.