Os primeiros registros mostram que o termo "esports" foi usado pela primeira vez no final da década de 1990, mas não há um acordo geral sobre quando essa atividade social começou. Com o crescimento da internet e a necessidade de conteúdo para preencher esse novo meio, os esportes eletrônicos começaram a ganhar a estrutura que conhecemos. Com o tempo, grupos que tentaram competir dentro do mesmo jogo levaram a iniciativas de marcas e desenvolvedores de jogos. Eles pegaram aspectos particulares de competitividade e criaram jogos específicos para e-sports.
Desde então, os esports foram consolidados em torneios na América do Norte, incluindo o México. O avanço da tecnologia facilitou o crescimento das operadoras de telecomunicações, o que impulsionou o crescimento das redes de banda larga. Essa foi a chave para o crescimento dos esports no México.
Antes de 2004, o governo mexicano autorizava apenas alguns operadores de jogos de azar online no país. Mas mesmo assim, os mexicanos não tinham permissão para usar nenhuma plataforma de apostas online sediada fora do país, a maioria das quais oferecia mercados exclusivos. Com a flexibilização das leis, vários operadores de apostas começaram a oferecer vários mercados no Competições de esportes. O e-sports no México agora é uma maneira de as pessoas no país mostrarem que querem ser as melhores no jogo que jogam.